quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Podridão!

Porto Alegre é cidade para ser televisionada.
Belo Por-do-Sol (o mais lindo do mundo), arquitetura retrô fantástica, a caracterização do gaúcho e da prenda pilchados e os extensos pampas com gado correndo soltos...

Porém, ao visitar as cenas de filme indicadas acima, a realidade é outra.

O Por-do-Sol deve ser visto próximo a um parque sem segurança, ou na arcaica usina do gazômetro. Sempre às margens do fétido Guaíba.
Os prédios históricos já são históricos demais. Caminhar no centro chega a dar medo... Até quando essas estruturas resistirão? As pichações são uma constante nas fachadas e, por causa da poluição (principalmente por causa do excesso de ônibus), sujas e corroídas.
Aliás, o som é algo inacreditável. Um barulho constante e atordoador é emitido por este trecho de morro e aterro.

Mas o que mais chama a atenção é o cheiro...

Vamos deixar claro que Porto Alegre não é fria. No inverno, é frio como qualquer lugar à beira dágua. No outono e inverno, amanhece frio, faz um calor enorme ao meio dia e, no final da tarde, esfria novamente. No verão é sempre quente. Ano passado, por dois dias no verão, Porto Alegre foi a cidade mais quente do mundo.

Então, temos pessoas suadas, quase sempre, em POA. Mas, fosse só isso, estava tranquilo...
Porém, algo pior assola a minha cidade: Pessoas que vivem nas ruas.
O Estado e a Cidade não possuem nenhum planejamento. Essas pessoas perambulam pelo dia maltrapilhas, muitas se drogando. E, a noite, usam a cidade como banheiro desavergonhadamente. Claro que o cheiro desses resíduos rescinde no próximo meio-dia, com o calor do horário.

Para finalizar, o amontoado de lixo que se vê nas ruas durante todo o dia (especialmente do final da tarde em diante), oriundo dos prédios, comércios e dos próprios transeuntes não é vencido pelos pobres garis.


Caminhãode Lixo parado no meio da rua, pois o lixo estava
muito acumulado na esquina. Na foto ao lado, vê-se o caminhão
atrapalhando o trânsito...



Nossa cidade vive em um caos de sujeira urbana. É preciso que os governantes e autoridades se envolvam mais com esse problema. É necessário que se faça um programa para retirar as pessoas das ruas, dar-lhes teto, comida, estudo, trabalho, perspectiva. Não adianta dizer "existem albergues". Deve-se proibir e coibir as pessoas de ficarem ao relento, na rua.
Além disso, talvez seja a hora de Porto Alegre imitar uma coisa que é feita em Salvador: O ritual de lavar um local público. Tá certo, lá na Bahia eles lavam as escadarias de uma igreja... Aqui, deveríamos escolher um dia para botar água e sabão na calçada em frente aos nossos lares e esfregar até que o calçamento esteja limpo.

Proibir sacos de lixo diretamente na rua, proibir que se revire lixo alheio (como nos EUA), proibir barraquinhas de comida (vans, espetinhos, cachorro-quente, etc...) nas ruas, proibir o ato de jogar algo no chão, fiscalização e pesadas multas para esses delitos também viriam ao encontro de uma capital mais agradável de se viver.

PS - Tirar os Camelôs das ruas e colocá-los em um "shopping" foi um ato extraordinário!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Filmes a Serem Vistos

O Último Mestre do Ar


Assisti, ontem a noite, ao filme "O último mestre do ar".
Quero começar falando que li muitas críticas do filme. A imensa maioria não notou um fator que vou ressaltar agora:
Esse filme foi projetado para ser uma trilogia!

E, já dando opinião pessoal, será uma trilogia grande, como Senhor dos Anéis ou Matrix.

A história é linda, e vem de um desenho da Nickelodeon, com denominação homônima.


Nesse universo, em particular, é comum que algumas pessoas possam manipular um elemento (ar, fogo, água e terra) e, uma em especial, o Avatar, consegue dominar os quatro elementos e se projetar ao mundo espiritual.
Essas pessoas se agrupam em nações, de acordo com o elemento que manipulam: Nação da água do sul, da água do norte, nação da terra do sul, nação da terra do norte, nação do fogo, nação do ar, etc...
O Avatar, por sua vez, é um ser especial que reencarnou incontáveis vezes e garante o equilíbrio entre as nações e entre o mundo material e espiritual.

Nos últimos 100 anos, o Avatar sumiu. Sem ele para equilibrar os mundos, a Nação do Fogo se uniu, destruiu as nações do ar, subjulgou a nação da água do sul e muitas cidades da nação da terra e trava cercos gigantes com a nação da água do norte e nação da terra.

É então que um casal de irmãos encontra o último dominador de ar, próximo ao polo sul.

Aang é uma criança e é a reencarnação do Avatar. E deve trazer o equilíbrio ao mundo.

O primeiro filme é sobre o livro da água. Mostra as duas nações da água.

Estou verdadeiramente ansioso para ver o livro dois, da terra, e o terceiro, do fogo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Política no RS

Dizem as más lígnuas que o RS é um dos estados onde os cidadãos são mais politizados.
Sinceramente? Quanta bobagem!

Nos últimos 20 anos, o RS conseguiu a façanha de eleger o partido de oposição ao governo federal, para o governo estadual.

Quando o Fernando Henrique (PSDB) estava na presidencia da república, o RS elegeu - por duas vezes seguidas - governadores do PT. Ai, quando o Lula assume a presidencia da república, ascendendo o PT à esfera nacional. o RS elege o Rigotto (PMDB) e a Yeda (PSDB). Óh céus!

Depois, não sabem porque o nordeste ganha bilhões de reais em recursos em assistencialismo, PAC e outros investimentos, enquanto o RS vive à míngua, correndo atrás do prejuízo.

Meu conselho para estas eleições? Votem em quem votar, mantenham, apenas, a coerencia do voto.
Por favor, evitem saladas de partidos, um para cada cargo... Não é assim que o nosso pais funciona. Aqui, o coleguismo e o partidarismo imperam. Se o teu governador é do partido "X", vota no candidato a presidente do mesmo partido, senadores e deputados idem!

Como última observação, digo que é uma pena que não tenhamos mais opções como o Tiririca para votarmos.
Entre filhos-da-puta e palhaços, prefiro os palhaços, porque são da mesma categoria que todos nós, que fazemos papel de palhaço sempre que acreditamos nas promessas dos filhos-das-putas.

(Na eleição passada, votei no Cristóvão Buarque com gosto... Nessa, não há um única candidato a presidencia "passável" pra mim... Acho que vou acabar indo de 43 mesmo...)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Chupei Bala...

Que coisa horrível!
Estava, eu, no trensurb, indo para São Leopoldo, estação UNISINOS. Imerso na leitura do livro de Jommla! Avançado, fui surpreendido com a chegada à estação. Rapidamente, coloquei o livro dentro da pastinha preta e sai do trem.

Perfeito!

Só que, já na escada rolante, notei que estava sem a minha mala.
Voltei correndo, mas o trem já havia fechado as portas. Corri até a bilheteria e expliquei o ocorrido.
Aqui já houve a primeira displicência: descrevi, perfeitamente, onde eu deixara a mala, forma, cor, tamanho e objetos no interior, para o atendente que, simplesmente, solicitou que vistoriassem o trem em busca de "uma mala".

Pois bem, menos de 5 minutos depois, veio a informação que "nada foi encontrado".
Incrédulo, fui até a outra estação, olhar com meus próprios olhos. Dei tanta sorte que o trem ainda estava lá. Mas minha mala não. Fui falar com os atendentes da estação São Leopoldo que, mais displicentemente, disseram que vistoriaram, mas não encontraram nada. "Alguém deve ter pego" - disse a atendente que me passou o telefone dos achados e perdidos...

Ao perguntar pro funcionario que estava dentro da estação, ele me informou que ninguém falou nada com ele... o mesmo disse o condutor do trem, minutos antes.

Então, mais uma vez, ficou a má-vontade do pessoal do trensurb, meio de locomoção ao qual vou pensar muito antes de tomar novamente.

Não somente pela péssima atenção dispensada (não compreendo, fosse eu, ali, teria, primeiro, passado a informação corretamente. Se tivesse recebido a informação, estaria esperando o trem, para pegar a mala. E, por fim, se não estivesse ali, iria solicitar aos passageiros com maletas semelhantes, que abrissem as mesmas, até encontrar.) pelos trabalhadores do trensurb, como, também, pelo nível dos usuários. Porque, sinceramente, que filho-da-puta vê que alguém esqueceu uma mala e não entrega para ser devolvida?

A mala completa não deveria custar mais do que R$80,00... roupas (todas sujas), um estojo com meu aparelho de barbear (usado) e a caixinha do meu celular novo, com os manuais, nota fiscal e carregador.
Sinceramente, pro filho-da-puta, essa mala não é nada. Pra mim, agora que perdi ela, também não é lá muita coisa. Pesa, somente, o valor sentimental: duas camisas, dois blusões e, principalmente, meu cortador de unhas.

Esse cortador de unhas foi-me dado quando tinha apenas 6 míseros anos de idade, pela saudosa "vizinha" (dona Delmira, que esteja em paz). Estava bem enferrujado, porém o corte ainda era excelente. Um objeto barato, eu sei, tanto que já foi reposto. Agora, o valor sentimental inerente, jamais será substituído.

Espero, sinceramente, que eu tenha passado alguma doença pro filho-da-puta, quando ele inventar de usar meu mach3 e que, ao cortar as unhas com meu cortador, ele se corte e a ferida infeccione com a ferrugem. Que ele se arrependa de não ter devolvido o que não era seu.

PS - há o meu nome e meu número de celular na nota da caixinha. Esse idiota furtou minhas coisas, na pior das itenções que alguém pode ter.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Músicas a serem ouvidas

Então... Essa é uma das músicas que parecem que foram feitas para mim...
Não sei se posso me supervalorizar ao ponto de afirmar que minha vida é o retrato de tudo o que está errado na sociedade, hoje em dia...
Não tenho um lugar para chamar de "lar" a quase 15 anos... Não tenho estabilidade, carinho ou qualquer coisa que possa sequer chegar perto disso na minha vida.
As pessoas olham para mim com olhos de cifras, esperançosos pelo que posso propiciar a elas no futuro. =$.$=
Dos conhecidos que tenho, não consegui ficar perto de nenhum por tempo suficiente para chamar de "amigo".
Assim, empilho "meios amigos" em uma ferramenta de internet, ficando com o gostinho da saudade do futuro que poderia ter caso tivesse o mínimo de estabilidade.
Por fim, para todos, é mais fácil dizer que o meu problema não é problema deles... mais fácil ficar alheio, dar desculpas e, na primeira oportunidade, voltar para querer algo de mim.

Não sei mais o que fazer. No fim, estou sempre no fio da navalha, lutando para respirar a próxima lufada de ar.

Como eu me arrependo de várias coisas que deixei que acontecessem. Como me arrependo de decisões que não foram minhas, mas foram tomadas e influenciaram a minha vida.

http://letras.terra.com.br/green-day/105397/

HomecomingVolta pra Casa
[part 1: the death of st. jimmy]

My heart is beating from me
I am standing all alone
Please call me only
If you are coming home
Waste another year flies by
Waste a night or two
You taught me how to live

In the streets of shame
Where you've lost your dreams in the rain
There's no sign of hope
The stems and seeds of the last of the dope
There's a glow of light
The St. Jimmy is the spark in the night
Bearing gifts and trust.
The fixture in the city of lust

"What the hell's your name?"
What's your pleasure and what's your pain?
Do you dream too much?
Do you think what you need is a cruth?

In the crowd of pain, St. Jimmy comes without any shame
He says "we're fucked up", but we're not the same
And mom and dad are the ones you can blame

Jimmy died today
He blew his brains out into the bay
In the state of mind
In my own private suicide

[part 2: east 12th st.]

And nobody cares
And nobody cares
Does anyone care if nobody cares?
And nobody cares
And nobody cares
Does anyone care if nobody cares?

Jesus filling out paperwork now
At the facility on east 12th st.
He's not listening to a word now
He's in his own world and he's daydreaming
He'd rather be doing something else now
Like cigarettes and coffe with the underbelly
His life is on the line with anxiety now
And she had enough
And he had plenty

Somebody get me out of here
Anybody get me out of here
Somebody get me out of here
Get me the fuck right out of here

So far away
I don't wanna stay
Get me out of here right now
I just wanna be free
Is there a possibility?
Get me out of here right now
This life like dream ain't for me

[part 3: nobody likes you!]

I fell asleep while watching spike tv
After 10 cups of coffee
And you're still not here
Dreaming of a song
When something went wrong
But i can't tell anyone
'cause you're not here
Left me here alone
When i should have stayed home
After 10 cups of coffee
I'm thinking
Where'd you go?

Nobody likes you
Everyone left you
They're all out without you havin' fun
Everyone left you
Nobody likes you
They're all out without you havin'fun
Where'd you go?

[part 4: rock and roll girlfriend]
[written and sung by Tre Cool]

Geez... ahh...

I got a rock and roll band
I got a rock and roll life
I got a rock and roll girlfriend
And another ex-wife
I got a rock and roll house
I got a rock and roll car
I play the shit out the drums
And i can play the guitar
I got a kid in new york
I got a kid in the bay
I haven't drank or smoked nothin'
In over 22 days
So get off my case
Off of my case
Off of my case

[part 5: we're coming home again]

Here they come marching pown the street
Like a desperation murmur of a heart beat
Coming back from the edge of town
Underneath their feet
The time has come
And it's going nowhere
Nobody ever said that life was fair, now
Go-carts and guns are treasures they will bear
In the summer heat
The world is spinning around and around
Out of control again
From the 7-11 to the fear of breaking down
So send my love a letterbomb
And visit me in hell
We're the ones going

Home
We're coming home again
Home
We're coming home again

I started fuckin' running
just as soon as my feet touched the ground
We're back in barrio
But to you and me, that's jingle town

Home
We're coming home again
Home
We're coming home again
Home
We're coming home again
Home
We're coming home again
Home
We're coming home again
Home
We're coming home again
Home
We're coming home again
Home
We're coming home again

Nobody likes you
Everyone left you
They're all out without you,
Havin' fun




[Parte 1: A Morte de St. Jimmy]

Meu coração está batendo longe de mim
E eu estou totalmente sozinho
Por favor, só me ligue
se você estiver voltando pra casa
Perdi outro ano, que passou bem rápido
Perdi uma noite ou duas
Você me ensinou como viver

Nas ruas da vergonha
Onde você perdeu seus sonhos na chuva
Não há sinais de esperança
Apenas o que sobrou de toda a maconha fumada
Existe um feixe de luz
O Santo Jimmy é a luz na noite
Trazendo presentes e segurança
O desafio da cidade da luxúria

Qual diabos é o seu nome?
Qual é a sua alegria e qual é a sua dor?
Você sonha demais?
Você acha que o que você precisa é de algo para se apoiar?

Na multidão da dor, Santo Jimmy aparece sem ter vergonha
Ele diz: "Estamos todos ferrados", mas não somos iguais
E mamãe e papai são aqueles que vocês podem culpar

Jimmy morreu hoje
Ele explodiu os miolos na baía
Num momento racional
No meu suicídio particular

[Parte 2: Rua 12, Leste]

E ninguém se importa
E ninguém se importa
Alguém se importa se ninguém se importa?
E ninguém se importa
E ninguém se importa
Alguém se importa se ninguém se importa?

Jesus está preenchendo uma papelada neste momento
Em um escritório na Rua 12, Leste
Ele não está escutando uma só palavra agora
Ele está no mundinho dele e sonhando acordado
Ele gostaria de estar fazendo outra coisa agora
Como fumando e bebendo um cafézinho com a turma
Sua vida está ameaçada pela ansiedade neste momento
E ela já está cheia
E ele já se cansou

Alguém me tira daqui
Qualquer um me tire daqui
Alguém me tira daqui
Me tira daqui, porra

Pra bem longe
Não quero ficar
Me tira daqui agora
Só quero ser livre
Existe alguma possibildadade?
Me tira daqui agora
Essa vida de sonhos não é pra mim

[Parte 3: Ninguém gosta de você]

Cai no sono enquanto assistia a TV Spike
Depois de 10 xícaras de café
E você ainda não está aqui
Sonhando com uma canção
Enquanto algo deu errado
Mas não posso contar pra ninguém
Porque você não está aqui
Me deixou aqui sozinho
Quando eu deveria ter ficado em casa
Depois de 10 xícaras de café
fiquei pensando
"Pra onde você foi?"

Ninguém gosta de você
Todos te abandonaram
Estão todos por ai, sem você se divertindo
Todos te abandonaram
Ninguém gosta de você
Estão todos por ai, sem você se divertindo
Pra onde você foi?

[Parte 4: Namorada Rock n' Roll]

[escrita e cantada por Tre Cool]

Cara...

Tenho uma banda de rock n' roll
Tenho uma vida rock n' roll
Tenho uma namorada rock n' roll
E outra ex-mulher
Tenho uma casa rock n' roll
Tenho um carro rock n' roll
Eu toco bateria bem pra caralho
E toco guitarra também
Tenho um filho em Nova York
Tenho um filho na baía
Não bebi nem fumei nada
Há mais de 22 dias
Então me deixa em paz
Me deixa em paz
Me deixa em paz

[Parte 5: estamos voltando para casa de novo]

Lá vem eles caminhando pela rua
Como um som desesperado da batida de um coração
Voltando dos limites da cidade
Debaixo dos pés deles
A hora chegou
E não vai dar em nada
Ninguém nunca disse que que a vida era justa, agora
Karts e armas são os tesouros que eles vão guardar
No calor do verão
O mundo está girando e girando
sem controle nenhum, novamente
Do 7-11 para o medo de se decepcionar
Então mande para a minha amada uma carta bomba
E me visite no inferno
Somos aqueles que estão indo

pra casa
Estamos voltando pra casa novamente
Casa
Estamos voltando pra casa novamente

Eu comecei a correr,
Assim que meus pés tocaram o chão
Estamos de volta ao bairro
Mas para você e eu, nosso lar é Jingletown

Casa
Estamos voltando pra casa novamente
Casa
Estamos voltando pra casa novamente
Casa
Estamos voltando pra casa novamente
Casa
Estamos voltando pra casa novamente
Casa
Estamos voltando pra casa novamente
Casa
Estamos voltando pra casa novamente
Casa
Estamos voltando pra casa novamente
Casa
Estamos voltando pra casa novamente

Ninguém gosta de você
Todos te abandonaram
Estão todos por ai, sem você
Se divertindo