domingo, 29 de janeiro de 2012

Conselho de Amigo

Se fosse bom, mas bom mesmo, a gente não dava, né?
Vendia. E vendia caro.

Mas, mesmo assim, quero dar um conselho. Algo que aprendi cedo, ainda.

O melhor e o pior ano da minha vida, com certeza, foi o dos meus 17 anos. Aconteceu tanta, mas tanta coisa boa, que poderia dividi-las em pares e escrever uma trilogia, com cada grupo. Em paralelo, aconteceram tantas coisas ruins, que precisaria escrever um seriado, com umas 8 temporadas, para cada.

Sério, foi um ano tenso.

Mas tem uma coisa que me aconteceu naquele ano, que me ensinou uma lição que, até hoje, pratico. E, cada vez que tento esquecer a lição e agir contra o próprio conselho, me dou mal. A ponto da vida inteira sair dos eixos por causa de 10 minutos em que não sigo esse conselho.



"Se eu pudesse dar um conselho, esse conselho seria: " 
                               Afastem-se de pessoas que lhes fazem mal.


Mesmo que você ache essa(s) pessoa(s) legal(is).
Mesmo que você se sinta bem enquanto está com essas pessoas.

Todos sabemos o que nos faz bem ou não. Sabemos identificar as pessoas que nos fazem bem. As companhias que nos elevam, e as que simplesmente nos aturam ou - pior - nos usam.

Com meus 17 anos, parei de ser um "seguidor da turma". E acredite: para quem é de peixes, como eu, "seguir a turma" é uma das partes mais importantes da vida. Se não for a mais importante.
Já fui capaz de dizer com todas as palavras: "Não faço tal coisa nem morto!"
E, porque a turma toda ia fazer a tal coisa, lá estava o Arthur, junto.


O ponto é que é preciso notar as pessoas que se importam contigo.
Como disse no post sobre a RBS Colorada, quem tem o mínimo de apreço, cuida.

E esse cuidado é justamente o amigo que escuta os teus problemas. Mesmo achando um saco.
Ou o que faz algo que tu pediu, mesmo não querendo (obrigado a todos que acessam o blog por pressão).
Ou, ainda, faz algo que ele sabe que tu precisa. Mesmo não podendo fazer isso.

Gente especial estes amigos. Raros mesmo.

Bem, quando eu notei isso eu peguei esses parâmetros, e confrontei cada pessoa que conhecia com eles. Se eu não falo contigo desde os 17 anos, é porque você não passou nesses parâmetros.
Tá, como eu já disse, tive recaídas. Que me custaram muito do meu precioso tempo e de auto-estima.

Mas o objetivo do texto é só esse, mesmo. Confiem em mim e sejam felizes. Virem as costas, hoje mesmo, para as pessoas que lhes fazem mal. Que não agregam nada em suas vidas. Não se deixem levar pelo grupo. Não deem  importância demais para quem mal olha na cara de vocês.
Essa foi a bobagem adolescente que eu não trouxe para a minha vida adulta.

Um comentário:

  1. "quem tem o mínimo de apreço, cuida" A mais pura verdade!!!

    Bom quando conseguimos desapegar dessas pessoas e seguir em frente tendo certeza de que foi o melhor a fazer!

    Que bom que você aprendeu a lição ainda muito novo, com certeza evitou e vai evitar muitas situações desnecessárias.


    Adorei o texto ;)

    ResponderExcluir