segunda-feira, 23 de julho de 2012

Carta de Gandhi para Hitler

No dia 23 de julho de 1939, Mahatma Gandhi enviou essa carta para Adolf Hitler:


Em uma tradução livre, essa carta diz:

"Caro amigo,

Meus amigos vêm me pedindo para lhe escrever por causa da humanidade. Mas eu tenho resistindo ás solicitações deles, por causa do sentimento que uma carta minha possa ser impertinente. Às vezes dizem que eu não devo calcular que eu devo fazer meu apelo para qualquer coisa que possa ser válida.
Está muito claro que você é hoje a única pessoa no mundo que pode prevenir uma guerra que pode reduzir a humanidade a um estado selvagem. Você consegue pagar esse preço por qualquer coisa que pareça valer a pena, para você? Você irá escutar o apelo daquele que deliberadamente evitou o método da guerra com considerável sucesso? De qualquer forma, eu antecipo seu perdão, se eu errei em escrever para você.

Eu continuo,
Seu sincero amigo
MK Gandhi."

Enquanto as pessoas continuarem a acreditar que somente conquistarão as coisas através da força física, mais e mais cartas como essa serão escritas, no nosso futuro.
Já faz um século que o nosso modelo de civilização está estacionado. Precisamo evoluí-lo. O problema é que o próximo passo depende do empenho de cada pessoa no mundo.
Que tal começarmos por nós dois?

Nenhum comentário:

Postar um comentário